Na verdade acho que a pergunta ideal seria como mantê-las;

Essa é uma pergunta muito comum, porem, não vejo muito segredo mas sim alguns cuidados.

– f/2.8 1/40sec ISO-250 45mm

Em vias regra geral, não utilize nenhum produto químico no vidro da sua lente(corpo ótico) ele pode limpar mas também pode danificar. Os conjuntos ópticos das objetivas são tratados em sua fabricação com líquidos especiais que mentem a clareza e a durabilidade das lentes, ao utilizar de soluções como “Veja”, desinfetante, álcool, detergente entre outros, esses tratamentos podem ser removidos ou  danificados. Obviamente existem líquidos de limpar lentes fabricados pelas Marcas Nikon e Canon – São confiáveis? Acredito que sim, mas confesso, nunca usei e nunca senti falta deles, alem de ser caro, existe o fato que todos sabemos, hoje em dia, não é porque um produto tem a marca estampada no rotulo, que ele foi necessariamente fabricado por ela, produtos piratas estão em todos os lugares principalmente essas coisinhas caras que podem ser facilmente copiadas de forma barata.

O ideal e o que recomendo é retirar somente a poeira das lentes com sopradores e manter as mesmas armazenadas em lugares arejados, se possível até que batam sol por um curto período de tempo durante o dia, isso evita a proliferação fungos que quando chegam ao conjunto óptico das duas lentes, podem estragar até inutilizar as lentes.

07_pincel-na-lenteAquela marca de dedo bem no meio da sua lente pode ser removido com um paninho desses de microfibra(que na minha opinião são os melhores) seco.

Um banho de sol bem no meio do dia vai ajudar a evitar a proliferação de fungos, mas tome cuidado para não exagerar no tempo de exposição aos raios solares, pois sua lente pode esquentar muito e derreter partes plásticas e descolar partes coladas, 5 ou 10 minutinhos ja vão ser suficientes para os raios Ultra-Violeta acabar com os fungos

Uma dica que eu posso deixar também é sempre usar filtros UV pois alem de ser uma proteção se um dia sua lente cair no chão ou bater em alguma coisa, ao usar esses filtros o que você vai ter que limpar é o filtro e não a corpo ótico da sua objetiva.filtro-uv-greika-67mm-para-camera-transparente-437507

Para finalizar e simplificar, vamos fazer um passo a passo:

  1. Utilize um soprador para retirar a poeira de cantinhos e de dentro das lentes (no caso das que possuem Zoom)

  2. Passe um pincel ou escovinha fina para tirara o grosso de poeira ou areia.

  3. Agora utilize uma flanelinha de microfibra limpo e seco e esfregue o corpo ótico da frente e de trás da sua lente.

  4. Retire seu filtro UV se estiver usando um e deixe sua lente ao meio-dia no sol, por 10 minutos sendo 5 minutos ela virada para cima e outros 5 minutos virada para baixo.

  5. Guarde sua lente em um lugar arejado.

  6. Evite guardar as lentes em “bags” (bolsas de guardar lentes) e use-as somente para o transporte das lentes (as “bags” também podem ficar no sol por uma meia hora sem problemas)

Espero que tenha gostado. Como falei não tem segredo, o simples resolve e adianta quando falamos de limpeza.

Sobre o autor

Vinicius Marques

Autodidata, pai de duas leoninas e marido de uma esposa maravilhosa. Amo fotografia! Registro o mundo nos detalhes que eu vejo, fotografar me ajuda a esquecer dos problemas e quem disse que não é a solução deles. Aprendi a fotografar 100% pela Internet e gostaria de passar para as pessoas em forma de retribuição todo o conhecimento relacionado possível.