Olá pessoal bem-vindos Guia da fotografia e hoje eu vou ensinar vocês como fazer fotos  close-up ou fotos macro usando uma lente objetiva qualquer, juntamente com um dispositivo qualquer de captura… Você pode usar sua DSLR, uma máquina compacta até mesmo o seu celular.

Mas primeiro vamos uma uma explicação:

Quando fotografamos com uma objetiva, de forma simples, ela transforma uma imagem grande em uma imagem pequena, para caber no tamanho do nosso sensor. Quando invertemos essa lente, o efeito é o contrário, ela transforma uma imagem pequena em uma imagem grande.

Acho interessante você já estar bem intimo sobre o assunto desse post, para que seja mais fácil o seu entendimento sobre o tema abordado

Bom, vamos para a prática:

Não tem muito segredo, basta colocar a lente na posição invertida na sua câmera, ou celular e fotografar. Você vai ver que não é tão fácil, pois com a lente desconectada da câmera, você perde o Auto Foco e o controle de Abertura (diafragma… f/) e ainda precisa deixar tudo parado e alinhado.

Calma…..

Resolvendo Problemas com o foco:

Após inverter a lente tente ficar bem pertinho do objeto (tipo uns 2cm dele, bem pertinho mesmo), e vá se distanciando bem lentamente. Um bom começo é tentar achar o foco da sua impressão digital (comigo deu certo até pegar o jeito), aproxime o dedo e vá distanciando, até chegar no foco desejado.

Fazendo isso bem lentamente, uma hora você vai pegar o jeito.

Resolvendo problema do diafragma:

Como comentei, nossa distância focal será bem limitada, mas você pode deixar a sua lente com a abertura fechada, assim deixando a distância focal um pouco maior. Obviamente fechando o obturador, você também terá falta de claridade, por esse motivo, deixe o ISO mais alto e aconselho você a usar um flash ou uma lanterna para iluminar o objeto.

Iluminação:

Como já citei, a luz artificial sempre ajudará muito no processo, principalmente uma luz contínua de uma lanterna, no início esqueça o flash, pois vai ser mais uma coisa para se preocupar.
IMPORTANTE: Sele bem a luz entre a lente e o sensor. deixe a lente bem encostada onde ela seria acoplada, visando não deixar entrar luz nenhuma, pois isso estragaria a sua foto.

Existem alguns anéis que você pode comprar (bem baratinho), que acoplam a lente invertida na sua câmera, isso também ajuda pois assim você fica despreocupado em segurar a lente paradinho e alinhada com o sensor.

Lembramos que você deve tomar cuidado para não deixar sujeira no seu sensor. Faça por sua conta e risco.

Essa foto ⇑ eu tirei quando comecei a utilizar o método de inversão de lente. (ca entre nós ficou uma Bost…a) mas com treino consegui chegar em resultados como a foto ⇓ dessa aranha que apareceu lá em casa.

Tenho mais algumas fotos no meu instagram @viniweb

Até a próxima

Sobre o autor

Vinicius Marques

Autodidata, pai de duas leoninas e marido de uma esposa maravilhosa. Amo fotografia! Registro o mundo nos detalhes que eu vejo, fotografar me ajuda a esquecer dos problemas e quem disse que não é a solução deles. Aprendi a fotografar 100% pela Internet e gostaria de passar para as pessoas em forma de retribuição todo o conhecimento relacionado possível.