Fotografar fogos de artifício é muito legal, alem de ser um espetáculo a parte para registrar é uma das melhores formas de guardar momentos festivos e de alegria.

Provavelmente você já deve ter tentado fotografar esses momentos mas acabou com uma imagem escura ou tremida?

Fotografar fogos não é difícil, mas você precisa se atentar a algumas técnicas para conseguir uma boa foto.

Vamos lá!

Desligue seu Flash

Você não precisa de luz artificial para iluminar um objeto que já emite luz e outra, o flash não consegue atingir algo tão distante. Na verdade o Flash pode até atrapalhar, pois ao disparar ele pode acabar iluminando a fumaça que os fogos soltam, o que pode arruinar a sua foto.

Use longa exposição

Essa é a dica mais importante. Fogos de artifício são pequenos pontos de luz que se movem no céu. Nossos olhos conseguem ver esse movimento, mas uma câmera com um obturador muito rápido só capta uma imagem escura com pequenos pontinhos iluminados.
Uma boa foto de fogos de artifício precisa mostrar o rastro que a luz deixa. Para isso, sua câmera precisa estar com um obturador bem lento, algo entre 2 a 15 segundos.
OBS. Se a sua câmera não tiver a opção de controle manual do obturador, desligue o flash. Como o ambiente estará escuro e o flash desligado, a máquina irá automaticamente definir uma velocidade baixa para tentar captar o máximo de luz que conseguir.

Use um tripé

Você estará fotografando em longa exposição ou seja… você vai precisar de um tripé ou deixar sua câmera apoiada em algum lugar firme, um muro ou coisa do tipo. Sem o uso do tripé, é praticamente impossível conseguir uma imagem nítida, vendo a longa exposição que será definida.

Esqueça o ISO alto

Quanto mais alto, mais sensível à luz sua câmera fica. Mas um ISO muito alto produz muito ruído na imagem. Como fotos de fogos geralmente têm fundo escuro, o ruído fica muito evidente e quanto maior a exposição, maior a quantidade de ruído na imagem. Por esse motivo, o ideal é usar um ISO máximo de 100 para garantir uma imagem nítida e limpa.

Se você não sabe o que é Exposição Longa ou ISO veja esse artigo que explica tudinho

Coloque o foco no infinito

Câmeras profissionais permitem esse tipo de controle, mas se a sua câmera não tiver a opção de foco no infinito, coloque na opção de fotografia de paisagem. Além disso, use uma abertura de no mínimo f/8 para uma maior profundidade de campo (o que te dá mais chance de acertar o foco).

O lugar pode fazer toda a diferença

Procure um local bem aberto, com uma boa vista do céu. Fogos de artifício ficam mais bonitos quando estão na sua frente, e não em cima de você. Fique atento para ver se não há objetos como árvores e prédios bloqueando sua visão, e postes ou qualquer tipo de iluminação que possa prejudicar sua exposição.

Parece difícil, mas tire umas fotos antes do espetáculo, cheque tudo que for possível antes, para que na hora “H” você esteja pronto. Você vai se sair bem.

Pratique… e Pratique… esse é o segredo!