Inicialmente vamos falar sobre a lente que você deve usar.

Se for fotografar com uma câmera DSLR, use a lente de maior distância focal que tiver. É possível fotografá-la com a lente 18-55mm do kit, mas o mais recomendado é pelo menos 200mm ou 300mm pois você vai conseguir uma aproximação muito maior e vai conseguir muito mais detalhes.

Se for fotografar com uma câmera Compacta ou Super-zoom, use todo o zoom óptico que tiver. O zoom digital pode ser usado também para facilitar o foco e a fotometria.

Com a ajuda de um tripe ou algum apoio, faça o foco e ative o timer para fotografar em 10 segundos, para evitar que a imagem saia tremida.

Coloque o modo de medição da sua câmera como Pontual/Spot, pois esse modo considera apenas a quantidade de iluminação vinda de uma pequena parte do centro da imagem.

Lua - f/8 1/160sec ISO-100 126mm

Lua – f/8 1/160sec ISO-100 126mm

Se a sua câmera tiver ajustes manuais de exposição, tente usar as seguintes configurações, considerando que estamos tirando uma foto da lua durante a noite.

Aprenda a fotografar em modo manual nesse artigo aqui

Abertura do Diafragma:

Utilize entre f/4 e f/8 nem muito aberto nem muito fechado.

Velocidade do Obturador:

Use uma velocidade bem alta. O ideal é entre 1/100 e 1/1000. Usando velocidades mais baixas, você pode tremer se estiver fotografando sem tripé. Além disso, a Terra gira, então a tendência é captar o movimento da Lua, perdendo bastante nitidez.

Sensibilidade ISO:

Quanto menos, melhor. Sempre!

Mantenha o flash desligado.

Para que a Lua fique com a cor mais natural possível, ajuste o Balanço de Brancos para Luz do Dia. O Sol ilumina a Lua, portanto, a temperatura de cor é equivalente a esta predefinição de aproximadamente 5500K. Outra opção, é  deixar a Lua prateada, basta fotografar em preto e branco.(lembre-se que na pós produção você pode fazer isso)

Se a sua câmera tiver esta opção, fotografe no formato RAW. Assim, caso na foto final a Lua fique muito pequena e/ou com baixo contraste, você pode fazer um corte e melhorar a coloração, o contraste e a nitidez, sem perder qualidade. O Adobe Lightroom é uma ótima opção para fazer estes tipos de ajustes.

Se você não sabe o que é RAW veja esse artigo aqui