Bom, fotografia é luz, o sensor registra a luminosidade refletida pelos objetos que estão sendo fotografados. Até ai tudo bem! E para capturar as cores dos objetos, nossa câmera depende de certos ajustes específicos para cada tipo de iluminação (luz natural, Sombra, luz fluorescente, etc).

O papel do White Balance (Balanço de Branco) é esse, ajustar as cores para os variados tipo de iluminação.

Nossos olhos reconhecem quase que imediatamente o que é branco sob diferentes formas de luminosidade, mas nossa amiga câmera digital geralmente tem dificuldades para fazer essa distinção, pois ela “enxerga” tudo em tons de cinza.

Hoje em dia as câmeras mais avançadas possuem sensores melhores e conseguem quase sempre acertar o WB no automático, mas mesmo assim em alguns casos principalmente onde os assuntos sao basicamente preto e branco, o sensor vai ter dificuldade e provavelmente vai errar na medição.

O ajuste incorreto do WB pode causar efeitos indesejados em suas fotos:
elas podem ficar esverdeadas, azuladas, amareladas ou brancas demais. Claro que em certas situações você pode desejar criar uma foto com uma aparência quente(mais avermelhada) ou fria(mais azulada) e utilizar esse recurso de forma a fugir da naturalidade vamos dizer assim; por isso, é importante que você conheça o conceito do WB de sua câmera

Exemplo de ajuste incorreto de WB:

WB Incorreto

Veja a diferença para o WB correto em uma foto onde deixa-se claro o Branco e o Preto, na verdade fica muito fácil procurar algo branco em uma imagem e já de cara perceber se o WB esta correto. O branco tem que ser Branco (a não ser que você deseje que ele seja mostrado de forma diferente na sua foto)

wb correto

WB correto

Significados e Símbolos

wbtabela

Auto:

a câmera faz alguns ajustes automaticamente de acordo com a luminosidade do ambiente. Como eu já disse, não é aconselhável utilizar esse modo pois a sua câmera talvez não consiga fazer o melhor ajuste sempre.

Luz do dia:

ideal para fotografar sob a luz do sol. Também pode ser utilizado em paisagens à noite.

Dia nublado/Sombra:

como o próprio nome já diz, selecione esse modo para dias nublados. Esse ajuste também pode ser utilizado para fotografias feitas em um dia de sol mas na sombra (algumas câmeras possuem um símbolo específico chamado “sombra”; se sua câmera não o possui, utilize a opção “dia nublado” quando fotografar à sombra).

Tungstênio:

é utilizado quando a iluminação é feita por lâmpadas incandescentes (amareladas). Tome cuidado se você fotografar com esse ajuste sob a iluminação das lâmpadas da rua: se forem muitos focos de luz, a foto poderá sair borrada.

Fluorescente:

algumas câmeras possuem mais de uma opção de ajuste para fluorescentes. Teste qual deles é mais adequado para você, pois sua foto poderá ficar com uma aparência lavada (branca demais).

Flash:

se você pretende utilizar flash, utilize esse modo. O WB será calculado levando-se em conta a luz emitida pelo disparo do flash. É mais aconselhado para fotos noturnas.

Personalizado:

você pode definir manualmente o WB usando uma referencia que a câmera vai considerar como branco. Você vai ter que fotografar algo Branco por exemplo, para mostrar para a câmera que ela deve considerar aquilo como 100% branco

Temperatura da Cor:

Como você pode ver na tabela existem alguns valores em Kelvin representado pela letra “K” esse é o sistema de medida utilizado para definir a temperatura da cor. No caso essa opção você pode definir em Kelvins o WB

Espero que tenha ajudado, em caso de dúvidas, pode perguntar.

Deixar resposta

Seu email não será publicado.