Depois desse post, você não vai ter mais desculpas para dizer que não faz ideia do que são essas 3 coisinhas…

A técnica fotográfica se baseia em 3 princípios fundamentais eu chamaria de: 3 pilares da fotografia:

  • Sensibilidade do Sensor “ISO” (ou filme para os mais velhinhos);

  • Abertura do Diafragma (Quantidade de Luz);

  • Velocidade do Obturador (Tempo da Luz).

Esses 3 pilares em conjunto e em equilibrio vão compor sua foto da forma que você a vê. Inicialmente vamos conhecê-los e mais tarde aprenderemos como combiná-los, para que nossas cenas alcançem o resultado esperado.

ISO (Sensibilidade do Sensor)

Quando falamos em sensibilidade do sensor, estamos falando no quanto sensível a luz ele é.

No caso das câmeras antigas que eram usados FILMES, você podia comprar um filme mais ou menos sensível. Hoje com maquinas digitais, nós podemos escolher a sensibilidade do sensor com um simples toque de botão(ta bem as vezes uns dois ou três botões)
O ISO é definido em valores por ex 100, 200, 800, 6400, etc, sendo que os valores mais baixos sou menos sensiveis e os mais altos, mais sensiveis.
Vamos imaginar que vamos tirar uma foto em um ambiente com pouca luz como em uma balada, optaremos por um ISO mais alto, para que a pouca luz existente no local seja “absorvida” pelo sensor. No caso do ISO mais alto, a foto tende a ter mais  ruído (granulação) na imagem, digamos que é um efeito colateral do ISO alto (sensibilidade alta), esta granulação ou falta de resolução é mais visível em tons escuros.
Agora vamos imaginar que estou tirando fotos em um dia de bastante sol ao ar livre, devo optar por um ISO mais baixo, assim o sensor vai “absorver menos luz”. ISO mais baixo tem uma qualidade de imagem superior com menos ruído (granulação).

Na imagem seguinte você percebera isso nitidamente.

Sensibilidade do ISO x Granulação da imagem

Sensibilidade do ISO x Granulação da imagem

Para simplificar, podemos dizer que um ISO mais baixo sempre deixa suas fotos com mais qualidade, mas nem sempre você tem níveis de luz adequados, ai vc acaba “apelando” para um ISO mais alto.
Calma….
Não precisa ficar grilado e pensando “- nosssssaaa eu nunca vou usar um ISO maior que o MINIMO.” Veja que ISO100, 200, 400, até 800 são perfeitamente aceitáveis e quase imperceptíveis. Pode apostar que eles ajudam muito no dia a dia.
Lembra que eu disse que são 3 Pilares, então… Eles também podem te ajudar a compensar essa falta de luz e ai todo se salvam, na maioria das vezes.

Existe uma relação matemática fixa entre as sensibilidades dos filmes.

Vou tentar exemplificar melhor o uso:

ISO de 100:

Baixa sensibilidade, necessitando grande quantidade de luz. Permitem grandes ampliações com excelente qualidade e são indicados para fotografias de objetos estáticos, produtos, paisagens e imagens que precisem de grande definição de detalhes, como as fotos técnicas. (lembre-se que existe luz artificial, Flash e Lampadas)

ISO de 200 a 800: 

Necessitam de uma boa quantidade de luz. Este ISO permite imagens de boa qualidade e usados para fotografar quase tudo: natureza, paisagens, fotos em estúdio e retratos.

ISO de 1600 a 12800:

Alta sensibilidade e que necessitam de pouca luz. São úteis para situações de pouca iluminação, fotos noturnas, shows, ou quando se usa altas velocidades de obturador. Mas… a resolução das imagens é menor e trazem impressos o que conhecemos como ruído ou granulação.

O fato de termos diferentes ISO´s permite que possamos criar muito mais numa fotografia do imaginamos. Basta aprender a usá-los e explorá-los.

Abertura do Diafragma

O diafragma é uma espécie de cortina que fica na LENTE (em casos de cameras DSLR… essas que a lente pode ser trocada) que permite a passagem e controla a quantidade de luz que entra na máquina. Essa quantidade de luz é medida através dos chamados números “f” (fração), ou abertura de lente, sendo que valores mais baixo representam uma abertura MAIOR do diafragma(mais luz entrando) e um valor mais alto representa uma abertura MENO (menos luz entrando)
Para ajudar a imaginar e entender; o diafragma na sua lente é como se fosse a nossa pupila(isso mesmo, essa dos seus olhos que a terra a de comer), dilatando-se ou contraindo-se, de acordo com a luminosidade do ambiente: é assim que o diafragma funciona.

Já percebeu que quando você olha para a luz sua pupila se fecha e quando esta escuro ela se abre, a intenção é deixar mais ou menos luz entrar no seu nervo ótico.

Veja as imagens abaixo.

diafragmas

Diafragma Aberto f2.8                       Diafragma Fechado f22

diafragmas

Escala de Abertura do Diafragma

 Assim como o ISO tem um efeito colateral a Abertura do diafragma também tem:
Quando utilizamos uma abertura grande como por ex f2.8 deixamos muita luz entra, porem a profundidade de campo diminui ou seja sua área de FOCO fica reduzida(ai você pensa: ferrou…. ). Esse processo que é usado para fazer fazer aquelas fotos ou retratos com fundo desfocado(ai você pensa: noooooosssaaa que dahora).
Já nas fotos com abertura menor, a profundidade de campo fica grande o que é perfeito para imagens onde o primeiro e se segundo plano são importantes para a imagem.
veja a ilustração que vai ficar bem fácil:
produndidade
profundidade-de-campo-6

Velocidade do Obturador

Obturador é uma espécie de janela responsável por controlar o tempo de exposição do sensor à luz. Através do controle de velocidade desta cortina é que a luz entra na câmera. Assim, quanto mais tempo a janela fica aberta, mais luz incidirá sob o sensor.
Diferente do diafragma(não preciso escrever abertura do diafragma, poque vocês já são íntimos), o obturador fica no corpo da maquina e não na lente.
Para entender melhor: a velocidade do obturador nada mais é do que o tempo em que o obturador fica aberto, como se fosse a pálpebra do olho. Esse tempo de velocidade é medida em segundos ou frações de segundos e obedece uma sequência determinada, comum em todas as câmeras digitais. Estes números indicam o tempo que o obturador fica aberto.
veja essa imagem
vel-obt
no exemplo:
1/5000 segnifica que o obturador vai ficar aberto por 1/5000 avos de segundo
e
30′ significa que o obturador vai ficar aberto por 30 segundos

A velocidade do obturador deve ser regulada de acordo com a disponibilidade de luz no ambiente e com o tipo de assunto que será fotografado, iluminando mais ou menos o sensor da câmera.

Mas qual velocidade devo usar? Como saber a velocidade ideal para o tipo de assunto?
Preste bem atenção!!!

Velocidade Alta ou Rápida (1/250s à 1/5000s):

Usamos estas velocidades para fotografar duas situações: cenas ou objetos muito iluminados ou pessoas em movimento. No caso de pssoas em movimento a imagem é congelada na pequena fração de segundo em que obturador está aberto.

Velocidade Baixa ou Lenta (30s à 1/30s):

Usamos velocidades baixas quando precisamos fazer uma exposição mais longa, em função de pouca luminosidade. Com velocidades baixas o obturador fica aberto por mais tempo e dessa forma, o assunto não é “congelado”, o que permite captar os movimentos realizados pelo objeto fotografado, criando imagens fora do convencional. Um exemplo disso são águas de uma cachoeira, que parecem um véu de noiva tamanha rapidez com que cai nas pedras.

movimento-e-congelamento

E outro post vou explicar como isso tudo funciona junto.

enquanto isso pratique bastante e não tenha medo de sentar o dedo no botão para fazer seus clicks

6 Responses

  1. Aurea

    Estou iniciando no mundo da fotografia e achei bastante didática sua forma de explicar sobre os três elementos.
    Gostaria de receber mais dicas,
    Grata

    Responder
    • Vinicius Marques
      Vinicius Marques

      Oi aurea tudo bem. Se tiver alguma dúvida em especifico basta me enviar um email.

      Nossa página tem várias dicas legais.

      Se quiser dar uma sugestão de um tema para postar fique a vontade l.

      Obrigado pelo elogio. Abraços

      Responder
  2. Norma Canário

    O meu professor passou um dever de casa.Colocar a máquina no modo Manual(M) Apontar para a janela luz constante (manhã) Iso100 f 5.6 abertura e aí achar a velocidade. Aumentar gradativamente o Iso e mexer na abertura (f).Estou confusa. Comprei uma Canon T6i.Desde já agradeço.

    Responder
  3. Priscylla

    Olá Vinícius. Sensacional seu post e comentários hilários. Aprendi um pouco mais. Muito bom mesmo e muito obrigada!
    Me interessei pelo outro post sobre “como isso tudo funciona junto”…
    Como sugestão de tema, algo sobre ” cores das luzes”, seria valioso. Obrigada e abraço! Priscylla

    Responder