O histograma é um componente muito importante, tanto na hora de fotografar quanto na hora de editar, conhecemos ele como um gráfico que mede a luminosidade da foto, auxiliando na obtenção de uma melhor exposição da imagem. Calma, nós vamos descomplicar…

Como os visores das câmeras mostram uma imagem compactada de baixa qualidade, muitas vezes o que vemos nesses visores não é o real: podemos achar que a foto está boa, mas pode haver falta ou excesso de luz.

Por meio do histograma, podemos corrigir isso, verificar o tipo de luz (dura ou suave) e medir os tons de cinza.

É válido afirmar que não existe um histograma perfeito a ser seguido, não existe manual, o legal é você entender o conceito e usar essa ferramenta para fotografar e editar. O uso depende do objetivo desejado em determinada foto, pois podemos ter imagens com predominância de tons escuros (low-key images), outras de tons claros (high-key images) e outras de tons médios (average-key images).

No lado esquerdo temos o índice de tons escuros, no meio temos os tons médios, e no lado direito as áreas claras.

Repare nos exemplos que mostram as imagem abaixo. temos imagens com áreas escuras, médias e claras

 

Low-key: predominância nas baixas luzes

High-key: predominância nas altas luzes

Average-key: maior concentração de tons médios

O histograma é um auxílio para verificar e confirmar a luminosidade da foto, pois ela pode pender para a direita, mas ser uma foto clara, assim como pode pender para a direita e ser uma foto estourada (superexposta). Ou seja, não há histograma perfeito, o importante é o objetivo desejado para a foto.

 

gostou? então compartilhe…

valewwwww

Sobre o autor

Vinicius Marques

Autodidata, pai de duas leoninas e marido de uma esposa maravilhosa. Amo fotografia! Registro o mundo nos detalhes que eu vejo, fotografar me ajuda a esquecer dos problemas e quem disse que não é a solução deles. Aprendi a fotografar 100% pela Internet e gostaria de passar para as pessoas em forma de retribuição todo o conhecimento relacionado possível.

Deixar resposta

Seu email não será publicado.