Altere o idioma do simulador Aqui  ↓↓↓




__

Instruções Do Simulador

Iluminação

A luz é o principal fator que irá definir como a sua câmera será regulada. Experimente diferentes configurações de luz no simulador para regular os pilares e treinar em cada situação.

Distância

Use essa configuração para escolher quão perto ou longe você está do objeto/assunto da foto.

Comprimento Focal

Também conhecida de distância focal, é basicamente o zoom que você tem na sua lente. Se sua lente não permite zoom. Por exemplo, se você usa uma lente prime de 50mm, sua distância focal é 50mm. Se você tem uma lente zoom de 18-55mm, por exemplo, a distância focal dela vai de 18mm até 55mm.

Modo

Os modos de exposição da sua câmera permitem que você controle um dos pilares enquanto a câmera configura os demais automaticamente.

No modo Prioridade De Abertura, você irá configurar a abertura do diafragma e a câmera irá automaticamente setar a velocidade do obturador e o ISO para tentar conseguir a melhor exposição de luz possível.

No modo Prioridade De Velocidade, você terá controle sobre a velocidade do obturador e a câmera cuidará do resto.

No modo Manual, você terá controle de todos os 3 pilares e a câmera seguirá as suas ordens. Este é o melhor modo para praticar e testar as coisas.

ISO

O ISO define a sensibilidade do seu sensor. Quanto menor o ISO (ex: 100), menor será a sensibilidade do sensor e quanto maior o ISO (ex: 6400), maior a sensibilidade. Quando maior a sensibilidade, menos tempo de exposição de luz é necessário para se capturar a imagem, porém, mais ruído de imagem é produzido.

Em contrapartida, quanto menor o ISO, mais nítida e sem ruído será a sua foto, porém, mais tempo de exposição de luz será necessário.

Abertura

A abertura do diafragma define o quanto de luz irá entrar pela sua lente. Um F mais baixo como F/2.8 define uma abertura MAIOR na sua lente, enquanto um F menor, como F/22, define uma abertura MENOR.

Quanto maior for a abertura (ex: F/2.8), mais luz entra pela lente e quanto menor (ex: F/22) menos luz.

Um F menor também possibilita com que você desfoque o fundo das suas fotos, enquanto um F maior possibilita que você pegue mais coisas em foco no horizonte da sua foto.

Velocidade Do Obturador

Quanto mais rápido seu obturador abre e fecha, mais você congela o tempo. Quanto mais lenta é esta configuração, mais luz irá entrar no sensor e menos você irá congelar a imagem.

Uma velocidade do obturador muito rápida (ex: 1/5000) irá congelar o movimento de qualquer coisa na sua foto, porém, você precisará de uma boa iluminação, já que quanto menos tempo seu obturador ficar aberto, menos tempo de exposição de luz o seu sensor terá.

Um obturador mais lento (ex: 1/5) possibilitará que você capture o movimento dos objetos nas suas fotos, já que o sensor fica exposto à luz por mais tempo. No entanto, suas fotos têm grandes chances de ficarem borradas.

Aproveite e divirta-se com o simulador! Fotografia é uma arte incrível!

Se você não sabe usar essas opções ainda, veja nosso artigo completo que ensina o conseito de Iso, Abertura e Velocidade aqui